Treinamento Funcional
Publicado: 10/04/2021 05:04am Campinas, São Paulo, Brasil.
Artigo: Método MLMD; Treinamento Funcional.
Como é o Treinamento Funcional? Ler mais...
Na indústria do fitness, o termo treinamento funcional tem cada vez mais aparecido no diálogo e nas indicações de exercícios físicos.
A motivação se deve principalmente ao fato de que, além da perda de peso, o exercício funcional é considerado o mais adequado para melhorar o estilo de exercício, a resistência, a flexibilidade, a postura e a força.
Entenda melhor o que é treinamento funcional e para que é usado.
O que é treinamento funcional? Conheça a base de tudo
Segundo o dicionário Houaiss, o termo "função" é: "Coisas que são concebidas e executadas de forma mais eficaz em suas próprias funções; são funcionais, práticas e utilitárias".
Além disso, outra explicação é: “O treinamento funcional visa melhorar a capacidade funcional, ou seja, a capacidade de realizar de forma eficaz, autônoma e independente as atividades normais da vida diária”. (Campos Neto; Neto, 2004)
Portanto, para simplesmente entender todos esses conteúdos, vale ressaltar que o treinamento funcional é baseado nos movimentos naturais das pessoas, como correr, pular, agachar, puxar, etc.
O exercício funcional vai potencializar as outras formas que existem na academia, preenchendo assim as lacunas e tornando o corpo mais uniforme, ou seja, o corpo fica mais completo.
Pois de acordo com as orientações do ACSM (American College of Sports Medicine), toda novidade vai despertar a curiosidade de alunos e professores, mas o exercício em si não é completo, por isso é sempre necessário conectá-lo a outras atividades para completar o exercício. .
Ginásio funcional: treinamento muscular mais global.
A característica do treinamento funcional é que o trabalho é semelhante à situação diária e é baseado em princípios específicos para determinadas modalidades.
Situações cotidianas geralmente requerem o uso de movimentos e gestos esportivos, que requerem a ação simultânea de múltiplos grupos musculares.
Portanto, o objetivo do exercício funcional é promover a movimentação muscular ao mesmo tempo, de forma a proporcionar um exercício físico mais global e completo.
O exercício funcional retira o praticante dos exercícios mecânicos, eixos definidos e isolados, comuns na musculação.
Essa nova forma de ginásio funcional é baseada em circuitos, e o circuito muda de acordo com a categoria, fazendo com que as pessoas pensem nas ações que estão realizando, ao invés de apenas realizá-las mecanicamente.
Pode ser praticado em grupos ou como um treinamento separado.
Para atingir esse objetivo, o treinamento funcional usa elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes.
Categoria de função: três fundamentos principais
Como acontece esse exercício de treinamento funcional?
Primeiramente, é feita a conversão do exercício regular em exercício funcional, ou seja, o exercício na máquina é gradativamente trocado com o próprio corpo.
Em seguida, realize o core training, ou seja, foque o trabalho do centro do corpo para os membros, promovendo assim o aprendizado e melhorando a consciência corporal.
Depois, há a base instável no treinamento proprioceptivo ou categoria funcional, que é trabalhar com segurança em superfícies instáveis para melhorar a resposta do corpo à adversidade.
Estudiosos do esporte revelam que a maioria das pesquisas científicas associa o uso instável com boa coordenação, propriocepção aprimorada e manutenção do equilíbrio de indivíduos normais, idosos e atletas.
Conforme mencionado acima, o exercício funcional deve ser aplicado gradativamente em um grupo de treinamento de força.O primeiro ponto a ser estudado é o centro do corpo, para que se obtenha melhores resultados no trabalho planejado.
Em suma, o treinamento funcional inclui a reprodução de ações realizadas no esporte ou na vida diária.
Hoje em dia muitos professores estão se concentrando neste assunto, e o principal resultado dos nossos alunos é que muito gasto de energia e a melhora da condição física regular trazem maiores benefícios a tudo o que fazem no dia a dia.
Mas lembre-se que para a realização de qualquer exercício é necessária uma avaliação física, que revelará as diversas condições do exercício escolhido.