Crossfit
CrossFit X Hérnia de Disco
Ler mais...
Ler mais...
A metodologia do Crossfit é baseada em três principais princípios:
☑ Movimentos funcionais(que se assemelham bastante com todos os movimentos diários)
☑ Alta intensidade (para o desenvolvimento do melhor condicionamento físico)
☑ Variação constante (uma rotina de exercícios diferente todos os dias).
Uma vez que exercícios funcionais são exercícios que assemelham as atividades da vida diária, dizer que quem tem hérnia de disco não pode fazer CrossFit é o mesmo de impedi-la de sentar ou pegar um objeto no chão.
Nosso corpo é dependente de movimento, quanto mais tempo parado, menos preparado para suportar as atividades diárias ou no trabalho, ele fica, resultando em mais dores. .
Pessoas com hérnia de disco podem participar da metodologia do CrossFit como uma atividade física regular, com a supervisão de um profissional capacitado e qualificado para acompanhar, avaliar e trabalhar a musculatura responsável pela estabilização da coluna.
A hérnia acontece por vários fatores e um deles é os sedentarismo, ou seja não devemos ficar parados!
Uma musculatura forte = vida normal.
Ficou com alguma dúvida e/ou quer marcar sua avaliação para conhecer melhor suas forças e fraquezas? Entre em contato.
Publicado: 04/07/2021 10:12pm Campinas, São Paulo, Brasil.
Artigo: Método MLMD; Crossfit.
Publicado: 27/06/2021 06:25pm Campinas, São Paulo, Brasil.
Artigo: Método MLMD; Crossfit.
RECOVERY TAmbém é treino! Sabe por quÊ? Ler mais...
Um termo muito ouvido e falado em competições, nos box de crossfit e até em academias, RECOVERY é o conceito de recuperação física após a atividade, para minimizar o impacto da sobrecarga dos exercícios, para que possamos retomar o exercício da melhor forma, ou mesmo ir para o escritório no próximo dia sem dores e/ou lesões. Por isso, vale enfatizar que #recoverytambemetreino e é indicado para todos os praticantes, não apenas atletas profissionais!
Ele compreende diversas técnicas de tratamento que serão propostas por um profissional qualificado após sua avaliação, como por exemplo:
– Liberação miofascial manual e instrumental
– Liberação de pontos gatilhos
– Massagem esportiva
– Ventosaterapia
– Botas compressivas
– Termoterapia (gelo ou calor dependendo da indicação)
– Quiropraxia
Além desse trabalho pós atividade, vale lembrar algumas outras ferramentas importantíssimas quando pensamos em melhorar performance e prevenir lesões: – Mobilidade suficiente para executar os movimentos da sua modalidade
– Ativação da musculatura estabilizadora
Ficou com alguma dúvida e/ou quer marcar sua avaliação para conhecer melhor suas forças e fraquezas? Entre em contato.
A Importância da Fisioterapia na prática do Crossfit Ler mais...
O CrossFit é um exercício físico que vem ganhando mais popularidade e adeptos a cada dia. O aumento da prática do CrossFit se deve à grande variedade de exercícios, com diferentes movimentos de caráter funcional. Os exercícios propostos exigem alta intensidade durante a execução dos movimentos - como agachar, fazer abdominais, levantar peso e correr. O CrossFit é dividido em três grandes áreas que agregam diversas ações em um mesmo treino: força (exercícios como o levantamento olímpico e o agachamento), ginástica (exercícios abdominais e flexões) e exercícios aeróbicos (corridas). Porém, para uma boa execução das ações propostas, há uma grande exigência dos sistemas musculares e articulares. Além disso, o caráter contínuo e dinâmico durante a prática do CrossFit podem ocasionar lesões musculoesqueléticas em seus praticantes, e as regiões mais acometidas são os ombros, costas e joelhos.
Por isso, a fisioterapia pode ser uma aliada importante durante a prática do CrossFit. Além de ser importante para a reabilitação de praticantes que venham a sofrer alguma lesão, o fisioterapeuta também pode auxiliar a diminuir a incidência de lesões musculoesqueléticas de seus praticantes. Através de um trabalho preventivo, os prejuízos de uma possível lesão podem ser evitados ou minimizados. Primeiramente, o trabalho fisioterapêutico preventivo deve focar na educação dos praticantes de CrossFit, fazendo com que estes entendam a proposta e a importância da fisioterapia para esta prática esportiva. A educação também fará com que os praticantes compreendam melhor os cuidados que estes devem ter com articulações específicas durante a execução dos exercícios e movimentos, como os cuidados que devem ter com suas colunas durante os exercícios de agachamento, por exemplo. A educação dos praticantes é um fator muito importante para a adesão destes aos trabalhos propostos. Após, o fisioterapeuta deve focar em uma boa avaliação, entendendo os objetivos dos praticantes e identificando as suas possíveis limitações funcionais, como por exemplo, as limitações de amplitude de movimento ou força muscular.
Diante desse cenário, o programa preventivo elaborado pelo fisioterapeuta deve ser individualizado e focado em exercícios que melhorem ou potencializem a mobilidade articular, a estabilidade muscular e a eficiência neuromuscular. Assim, os praticantes de CrossFit estarão mais preparados para as demandas impostas durante esta prática esportiva. Além disso, o trabalho fisioterapêutico preventivo também irá diminuir as dores musculares, a fadiga excessiva e a limitação de movimentos que podem ocorrer após a prática do CrossFit. Outro fator importante da atuação do fisioterapeuta no CrossFit é a melhora do desempenho dos praticantes. Quando ocorre a diminuição da incidência de lesões e dos problemas pós treinamento, os praticantes desenvolvem seus protocolos de treino de maneira mais contínua, prazerosa e sem interrupções; potencializando assim os principais objetivos de seus treinamentos.
Sendo assim, a união da fisioterapia preventiva com CrossFit é uma combinação perfeita, pois previne problemas físicos e, consequentemente, melhora o desempenho durante esta prática esportiva.
REFERÊNCIAS:
Dominski, F. H., Siqueira, T. C., Serafim, T. T., & Andrade, A. (2018). Perfil de lesões em praticantes de CrossFit: revisão sistemática. Fisioterapia e Pesquisa, 25(2), 229-239.
Meyer, J., Morrison, J., & Zuniga, J. (2017). The benefits and risks of CrossFit: a systematic review. Workplace health & safety, 65(12), 612-618.
Gawda, P., Ginszt, M., Smołka, J., Paćko, M., Skublewska-Paszkowska, M., Łukasik, E., & Majcher, P. (2017). Difference in vertical jumping abilities, endurance and quickness of regeneration lower extremity muscle groups after physical effort between CrossFit and climbing athletes. Polish Journal of Public Health, 127(4), 168-172.
Publicado: 23/06/2021 04:43pm Campinas, São Paulo, Brasil.
Artigo: Método MLMD; Crossfit.
Publicado: 05/05/2021 11:44am Campinas, São Paulo, Brasil.
Artigo: Método MLMD; Crossfit.
CrossFit x Musculação: Quais as diferenças entre as modalidades? Ler mais...
Não há dúvida de que o CrossFit é um dos métodos de crescimento mais rápido nos últimos anos. Com cada vez mais fãs e Boxes abertos todos os dias no Brasil e no mundo, o CrossFit promete (e entrega) resultados convincentes. Mas e quanto ao fisiculturismo? As faculdades tradicionais estão sendo abandonadas? Eles estão perdendo espaço no mercado? Confira as principais diferenças entre CrossFit x Musculação neste artigo! Não existe tal coisa! Eles continuam bombando, e a musculação ainda é uma das atividades esportivas mais utilizadas no mundo!
O fato é que enquanto o praticante focar, os dois métodos funcionarão, e nenhum método é melhor que o outro, tudo depende do objetivo de cada método. É por isso que hoje vamos discutir as semelhanças e diferenças entre o CrossFit e a Musculação!
Como funciona a Musculação?
O treinamento de musculação "padrão" concentra-se principalmente na estética. O mais comum é separar os grupos musculares. Os praticantes realizam de 2 a 3 exercícios diferentes e os repetem ao longo da semana. Cada exercício pode exercitar um ou mais grupos musculares, mas geralmente é dividido em membros superiores e inferiores, podendo ser subdivididos, dependendo da frequência e preparação do praticante.
Na Musculação, o treino de cada indivíduo deve ser diferente e direcionado para o seu objetivo, seja hipertrofia, emagrecimento ou condicionamento. Tudo vai depender do instrutor, profissional capacitado a organizar os exercícios e séries do treino. Além da escolha dos exercícios que a pessoa deverá fazer, existem outras variáveis na Musculação:
Carga: quantidade de peso a ser colocado na barra, nas polias, nas caneleira etc
Amplitude: “tamanho” do movimento (até onde a pessoa deve descer em um agachamento, por exemplo)
Tempo de descanso: quanto tempo o praticante deve descansar entre uma série e outra de um mesmo exercício ou na troca entre eles
Cadência: velocidade do movimento a ser executado (quanto tempo o praticante deve demorar durante a descida e a subida em um agachamento, por exemplo)
Além disso, dependendo se o objetivo é ganho de massa (hipertrofia) ou emagrecimento, também deve ser levada em consideração a alternância entre Volume e Intensidade: quanto maior o volume (quantidade de repetições de cada exercício ou quantidade de exercícios), menor tende a ser a intensidade desse treino (velocidade de execução, carga, amplitude ou diminuição do intervalo de descanso).
Como funciona o CrossFit?
Quem monta os treinos é o Head Coach (treinador principal) do Box (nome que é dado à academia de CrossFit) e a aula é feita em grupo, com os mesmos exercícios para todo mundo, mas com adaptações podendo ser feitas de acordo com a individualidade de cada praticante. Ela dura, normalmente, apenas 1h e é dividida em:
Aquecimento: momento no qual o treinador (coach) passa uma série de exercícios leves para aquecer os músculos e lubrificar as articulações, preparando o corpo para o que será exigido no WOD
Técnica ou Força: esse momento vai depender do treino e pode ser uma aula técnica de algum movimento específico ou uma sequência de força, como agachamentos pesados, por exemplo
WOD: esse é o desafio do dia, continue lendo que vamos falar mais sobre ele aqui embaixo
Alongamento: momento no qual o coach passa uma sequência de alongamentos que vão ajudar na recuperação muscular e diminuir a frequência cardíaca, que costuma subir durante o WOD.
Esse é o momento que busca forçar o praticante a desempenhar o seu melhor. Seja ele por tempo, quantidade máxima de repetições ou carga, normalmente é um grande desafio e nem sempre todos na aula conseguem terminar o que é proposto.
A gama de opções de exercícios é enorme e cada WOD pode mesclar variações deles e ainda misturar exercícios entre si. Eles são divididos em: Levantamento de Peso Olímpico (LPO): Os famosos Clean and Jerk (arremesso), Snatch (arranco) e variações Ginástica Olímpica: Barra fixa, Hand Stand Walk (caminhada com as mãos de cabeça para baixo) e subida de corda são alguns dos muitos exemplos de exercícios ginásticos que podem ser feitos Condicionamento Metabólico: Pulos na caixa, corridas, remadas, pedaladas na bicicleta e, é claro, os famosos burpees! Por mais que as imagens mais famosas de CrossFit mostrem super atletas fazendo coisas muito difíceis ou levantando pesos pesados, todas essas atividades possuem diversas adaptações e exercícios educativos, tornando o esporte muito inclusivo.
Agora que você já conhece as particularidades de cada modalidade, está na hora de pensar o que você busca e qual tipo de atividade combina mais com você. Lembrando que as duas modalidades podem ser praticadas por qualquer pessoa, o importante é que haja um bom profissional que possa adaptar os treino. Importante salientar também que nada do que foi dito aqui é regra em todos os Boxes ou academias, tudo vai depender do praticante, do treinador e do ambiente! Ah, e não esqueça da dieta: para obter bons resultados, tanto na parte estética quanto no desempenho, é importante se alimentar de maneira adequada! Agora conte para a gente: Qual é a sua atividade favorita, CrossFit x Musculação? Você já praticou ambas? Qual teve melhores resultados de acordo com o seu objetivo? Conte em nosso Instagram
História do Crossfit Ler mais...
Greg Glassman e Lauren Jenai fundaram a CrossFit, Inc. em 2000. A empresa foi concebida alguns anos antes, em 1996, como Cross-Fit. A academia original da CrossFit fica em Santa Cruz, Califórnia, e a primeira academia afiliada foi a CrossFit North, em Seattle, Washington; havia 13 em 2005, e hoje são mais de 13.000 academias. Treinadores associados ao CrossFit incluem Louie Simmons, John Welbourn, Bob Harper e Mike Burgener.
Glassman obteve controle total sobre a empresa depois de um divórcio com Jenai. Jenai tentou vender sua parcela da empresa para uma parte externa após o acordo de divórcio, mas Glassman a comprou com um empréstimo de 16 milhões de dólares da Summit Partners.
O CrossFit é um programa de força e condicionamento que consiste principalmente em uma mistura de exercícios aeróbicos, exercícios de calistenia e levantamento de peso olímpico. A CrossFit, Inc. descreve seu programa de força e condicionamento como "movimentos funcionais constantemente variados, executados em alta intensidade em domínios de tempo e modais amplos", com o objetivo definido em melhorar a aptidão física, que define como "capacidade de trabalho em domínios de tempo e modal amplos". As aulas de uma hora de duração nas academias afiliadas, ou "boxes", normalmente incluem um aquecimento, um período de desenvolvimento de habilidades, o "treino do dia" (ou WOD) de alta intensidade e um período de alongamento individual ou em grupo. Algumas academias também costumam ter um movimento focado em força antes do WOD. O desempenho em cada WOD é frequentemente pontuado e/ou classificado para encorajar a competição e acompanhar o progresso individual. Algumas academias afiliadas oferecem aulas adicionais, como de levantamento de peso olímpico, que não são centradas em torno de um WOD.
As academias de CrossFit usam equipamentos de várias disciplinas, incluindo barras, halteres, anéis de ginástica, barras de apoio, cordas de pular, kettlebells, bolas medicinais, caixas de plyo, bandas de resistência, máquinas de remo e várias esteiras. O CrossFit é focado em "movimento funcional constantemente variado e de alta intensidade", baseado em categorias e exercícios como ginástica, levantamento de peso em estilo olímpico, powerlifting, eventos do tipo Strongman, pliometria, exercícios de peso corporal, remo seco, exercício aeróbico, corrida e natação.
O criador e atual detentor dos direitos sobre a marca, Greg Glassman, teve poliomielite na infância. Essa condição causa fraqueza muscular, perda de reflexos e paralisia. Para lidar com a doença, começou a praticar ginástica. Ficou insatisfeito com os sistemas tradicionais das academias e, após passar por várias unidades, decidiu desenvolver o próprio sistema de condicionamento físico.
O objetivo de Glassman era desenvolver treinamentos que envolvessem o corpo todo de uma vez. Os módulos das academias, focados em trabalhar os grupos musculares separadamente, não o tinham agradado. Sendo assim, começou a criar uma linha de treinos que causam impactos no corpo todo, simultaneamente.
Publicado: 10/04/2021 02:27am Campinas, São Paulo, Brasil.
Artigo: Método MLMD; Jiu, Crossfit.
Publicado: 19/05/2023 06:30pm Campinas, São Paulo, Brasil.
Artigo: Método MLMD; Jiu, Crossfit.
Lesões no Ombro em Praticantes de CrossFit: Prevenção e Tratamento Ler mais...
Introdução
Bem-vindo ao nosso guia completo sobre lesões no ombro em praticantes de CrossFit. Neste artigo, abordaremos de forma detalhada as principais lesões que podem ocorrer no ombro durante a prática desse esporte, além de fornecer orientações para prevenção e tratamento adequados. Nosso objetivo é oferecer informações valiosas que ajudem você a evitar lesões e aprimorar seu desempenho no CrossFit.
Lesões Comuns no Ombro em Praticantes de CrossFit
Lesão do Manguito Rotador
O manguito rotador é composto por um grupo de músculos e tendões que envolvem a articulação do ombro, fornecendo estabilidade e permitindo movimentos de rotação. Durante exercícios de levantamento de peso, como o arremesso olímpico e o arranque, ou movimentos repetitivos de braços, o manguito rotador pode ser sobrecarregado, levando a lesões. Os sintomas incluem dor no ombro, fraqueza e dificuldade de movimentação.
Luxação do Ombro
A luxação do ombro ocorre quando a cabeça do úmero (osso do braço) é forçada para fora da cavidade glenoidal, resultando em instabilidade articular. Movimentos bruscos ou quedas durante exercícios de CrossFit podem desencadear esse tipo de lesão. Os sintomas incluem dor intensa, deformidade visível e incapacidade de movimentação do braço.
Tendinite do Bíceps
A tendinite do bíceps é uma inflamação do tendão do bíceps braquial, um músculo localizado na parte frontal do braço. Movimentos repetitivos de puxar, levantar e arremessar, comuns no CrossFit, podem causar essa lesão. Os sintomas incluem dor na parte anterior do ombro e fraqueza ao realizar certos movimentos.
Lesões Labrais
O labrum é uma estrutura fibrocartilaginosa que reveste a cavidade glenoidal e fornece estabilidade à articulação do ombro. Lesões labrais, como a SLAP (lesão labral superior do ombro) e a lesão de Bankart, podem ocorrer devido a movimentos bruscos, quedas ou impactos diretos no ombro durante a prática do CrossFit. Os sintomas incluem dor profunda no ombro, sensação de travamento e instabilidade.
Prevenção de Lesões no Ombro
A prevenção é fundamental para evitar lesões no ombro durante a prática do CrossFit. Aqui estão algumas medidas importantes que você pode tomar:
Realize um Aquecimento Adequado
Antes de iniciar os exercícios, dedique tempo para um aquecimento adequado. Isso pode incluir alongamento dinâmico, exercícios de mobilidade articular e aquecimento específico para o ombro. Um aquecimento eficiente ajuda a preparar os músculos e articulações, reduzindo o risco de lesões.
Mantenha uma Boa Técnica de Movimento
É essencial executar os exercícios com uma técnica adequada. Isso envolve a correta execução dos movimentos, posicionamento adequado das mãos e uma postura alinhada. Se necessário, consulte um treinador qualificado para aprender a técnica correta e evitar sobrecarregar o ombro.
Aumente a Intensidade Gradualmente
Evite aumentar a intensidade dos exercícios abruptamente. É importante permitir que seu corpo se adapte progressivamente ao aumento da carga de trabalho. Respeite seus limites e dê tempo suficiente para a recuperação muscular entre os treinos.
Fortaleça os Músculos Estabilizadores do Ombro
O fortalecimento dos músculos estabilizadores do ombro pode ajudar a prevenir lesões. Inclua exercícios específicos de fortalecimento, como rotações externas e internas do ombro, no seu programa de treinamento.
Tratamento de Lesões no Ombro
Se você já está enfrentando uma lesão no ombro, é importante buscar tratamento adequado. Aqui estão algumas opções comuns de tratamento:
Ajuste de intensidade/volume e Gelo
Para lesões leves, o ajuste de atividade e aplicação de gelo na região afetada podem ajudar a controlar o processo inflamatório e aliviar a dor. Manter a atenção em movimentos que possam irritar o local de lesão e permita que o corpo se recupere adequadamente dentro do periodo fisiológico conhecido.
Fisioterapia
A fisioterapia desempenha um papel crucial no tratamento de lesões no ombro. Um fisioterapeuta especializado pode recomendar exercícios de fortalecimento, estabilidade, mobilidade e força especifica para ajudar na recuperação e minimizar futuras lesões.
Medicação e Infiltração
Em alguns casos, medicamentos anti-inflamatórios ou infiltrações podem ser prescritos pelo médico para aliviar a dor e reduzir a inflamação.
Cirurgia
Em situações graves, quando outros tratamentos não são eficazes, a cirurgia pode ser necessária. Essa decisão será avaliada pelo Fisioterapeuta e Médico especialista em conjunto, levando em consideração a gravidade da lesão e o histórico do paciente.
Neste guia completo, discutimos as lesões mais comuns no ombro em praticantes de CrossFit, fornecendo informações valiosas sobre prevenção e tratamento adequado. É fundamental lembrar que a prática do CrossFit envolve movimentos variados entre ginasticos, levantamento de peso olimpico (LPO) e exercícios aeróbicos que requer boa educação e execução para evitar lesões. Respeite seu corpo, aqueça adequadamente, mantenha uma boa técnica e busque acompanhamento/tratamento do especialista em caso de quiexas ou prevenção. Lembre-se de que a sua saúde e bem-estar são prioridades, e a prevenção é sempre o melhor caminho para um treinamento eficaz e seguro.